terça-feira, 16 de novembro de 2010

Lola de Oliveira

Lola de Oliveira nasceu em porto Alegre, em 1889, escreveu város livros de poesias com títulos de pedras preciosas: Safiras, Ametistas e Esmeraldas. A sua obra que é considerada mais importante é Modernismo e Pasadismo.
 
 
CARTA
-  I -
Minha irmã de além-mar! Irmã querida
A quem desejo tanto conhecer!
Julgo estar breve o fim de minha vida
E não terei, de certo, esse prazer!...
Minha irmã de além-mar! Irmã distante
Que nunca estreitarei nestes meus braços.
As nossas almas, num fraterno instante,
Eu sinto que se enlaçam nos espaços.
Minha irmã de além-mar que revigora
O intercâmbio das letras femininas,
Guarda estas cartas que te mando, agora,
Entre as tuas lembranças pequeninas.
Guarda num gesto, carinhoso e amigo,
Estas cartas singelas que aí vão...
E dá no teu Arquivo o doce abrigo
Para os pedaços deste coração.
Guarda estes versos meus como lembrança
Desta amizade pura e fraternal
De quem viveu nutrindo uma esperança
De visitar o belo Portugal!...
                                                Do livro: "Cartas para Portugal" (pelas comemorações do V Centenário da morte do Infante D. Henrique), ed. autora, RJ, 1960


Nenhum comentário:

Postar um comentário